quarta-feira, 25 de novembro de 2009

AGROTOXICOS NA ZONA AGRÍCOLA DE VALENÇA





No emparcelamento de Valença as embalagens de AGROTOXICOS contaminam os caudais de agua e o Rio Minho:

Aconteceu, durante o nosso passeio, centenas de embalagens de fungicidas e herbicidas.

Estes agrotóxicos, que se enquadram na categoria de resíduos perigosos ao conterem substâncias químicas, que modificam o ambiente nas suas mais diferentes formas de vida e comprometem de forma definitiva a cadeia natural, contaminando o solo, a água e o ar, influenciando directamente a saúde da populaçäo, dos Ecosistemas e do Rio Minho.
Que água bebemos em Valença?
Envolver de forma sinergica a comunidade e o poder público local, deveria passar por programas de educaçäo, visando a mudança de comportamento, em relação ao manejo e utilização dos agrotoxicos.
A ampla utilização destes produtos, o desconhecimento dos riscos associados, a sua utilização, o consequente desrespeito às normas básicas de segurança, a grande pressão comercial por parte das empresas distribuidoras e produtoras ( monsanto, bayer e syngenta) e o abandono de informação no meio rural constituem importantes causas que levam ao agravamento destes quadros de contaminação humana e ambiental observados no Emparcelamento Agricola de Valença. A esses fatores podem ser acrescentados a ausencia de informação sobre “outras formas de cultivo säo possíveis" e a falta de fiscalização do cumprimento das leis ambientais.

Para quando a dinamizaçäo da Agenda21 de Valença?
E os compromissos de "Alboorg",assinados pela Camara Municipal de Valença?

Freire diz que ninguém pode pensar auténticamente, se os outros não pensam também, que ninguém pode pensar “pelos outros, nem para os outros, nem sem os outros”.

José Morais