segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

ACONTEÇEU O ENCONTRO DA SEMENTE EM MELGAÇO

Como forma de sistematizar a recolha de variedades tradicionais portuguesas ainda existentes, a Colher Para Semear fez em Setembro um levantamento na região. Este método, em diferentes regiões do país, tem-se mostrado eficaz, conseguindo-se assim obter um conhecimento agrícola dessa mesma região.






Esta iniciativa foi promovida pelo Município de Melgaço e Associação Colher para Semear - Rede Portuguesa de Variedades Tradicionais, tendo decorrido em Lamas de Mouro a exposição de variedades tradicionais e a Mostra da recolha de variedades locais.
O grande número de variedades encontradas neste levantamento demonstra a importância destes encontros, assim como a riqueza da região na diversidade de espécies cultivadas e espontâneas, que é dever e responsabilidade de preservar.
O objectivo claro é, incentivar o cultivo de variedades locais e contribuir para a protecção das sementes tradicionais, na Biodiversidade Agrícola.

ENCONTRAR, RECOLHER, IDENTIFICAR E DEPOIS?
Para assegurar a vida deste património é preciso, em primeiro lugar, dar conhecimento da sua existência em iniciativas como esta. Depois, importa chamar a atenção para as suas qualidades, do ponto de vista alimentar, e para a diversidade dos seus usos na culinária.
A presença destas variedades nos mercados locais é, necessariamente, uma condição para a sua venda, devido à dimensão e características próprias da sua cultura. Por esta razão, o crescente desaparecimento deste tipo de mercados, que os torna praticamente inexistentes em certas regiões, deverá ser também tema de reflexão.
Mercados locais estimulam produção local, produção local contribui para a preservação das variedades tradicionais - melhor adaptadas às condições específicas de cada região - e, assim sendo, a população agrícola poderá usufruir de uma economia autónoma, certamente mais
estável e saudável, e igualmente produtiva.

A "MESA DOS SÁBIOS"


ALGUNS AGRICULTORES E AGRICULTORAS DA REGIÃO PARTILHARAM CONOSCO AS SUAS EXPERIENCIAS E PRÁTICAS DO DIA A DIA, COMO GUARDIÕES DE SEMENTES E CULTURA ANCESTRAL DA REGIÃO, TUDO A FAVOR DA PRESERVAÇÃO DA NOSSA FUTURA HERANÇA ALIMENTAR.





Agradeçemos a José Miguel Fonseca da Red Portuguesa de variedades tradicionais e a todo o seu equipe, pelo seu contributo a favor desta Região do Minho.

Contacto:
Quinta do Olival- Aguda
3260-044 Figueiró dos Vinhos
collerparasemear@gmail.com